São Gabriel com Maria

 

Deus, em seu Amor infinito, nos concede a graça e o privilégio da companhia de seus Anjos e Arcanjos, assegurando a cada alma um protetor especial e particular.

Na Bíblia Sagrada, temos o relato da presença visível das criaturas celestiais que trazem mensagens de Deus, que nos acompanham, que nos curam de enfermidades físicas e espirituais, que conosco combatem na luta contra o mal.

Maria ouviu atentamente o anjo Gabriel, aquiescendo com humildade e obediência ao chamado que por Ele Deus lhe havia encaminhado. Por esse SIM, a Salvação veio ao mundo.

Entrando onde ela estava, o anjo lhe disse: ‘Alegre-se cheia de graça: o Senhor está contigo! Ao ouvir isso, Maria ficou confusa e se perguntava o que esta saudação queria dizer. O anjo lhe disse: ‘Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça junto de Deus‘” (Lucas 1, 28-30).

Tobit e Sara, no mesmo dia, por diferentes razões e em diferentes lugares, elevaram a Deus suas preces. Em ambos os corações havia tanta tristeza e angústia que, por não conseguirem enxergar razões para viver, pediram a Deus que lhes tirasse a vida ou, se assim não quisesse proceder, que os livrasse dos insultos e ultrajes, tendo compaixão do sofrimento que amarguravam. Deus enviou o arcanjo Rafael para curar suas angústias.

No mesmo instante, o Deus da glória escutou a oração dos dois, e mandou Rafael para curá-los: tirar as manchas dos olhos de Tobit, a fim de que pudesse ver a luz de Deus; e fazer com que Sara, filha de Ragüel, se casasse com Tobias, filho de Tobit, livrando-a de Asmodeu, o pior dos demônios. Tobias tinha direito de casar-se com ela, mais do que todos os outros pretendentes.” (Tobias 3, 16-17). 

Miguel, príncipe da milícia celeste, precipitou no inferno a Satanás e aos espíritos malignos, e nos defende no combate, sendo nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio.

Aconteceu então um combate no céu: Miguel e seus Anjos combateram contra o Dragão. Também o Dragão combateu junto com seus Anjos, mas não venceu, e não houve mais lugar para eles no céu. Então foi expulso o grande Dragão, que é a antiga Serpente, o chamado Diabo e Satanás. É ele que engana todos os habitantes da terra: foi expulso para a terra e os seus Anjos foram expulsos junto com ele.” (Apocalipse 12, 7-9)

São Paulo nos ensina que o combate a ser travado é preponderantemente realizado contra o que não se vê.

O que não vemos, os anjos vêem. Deus os enviou para nós.

Façamos bom uso desse auxílio, invocando-o a todo momento e ficando em silêncio para ouvir em nosso coração as suas mensagens e os seus conselhos.

Tenhamos a consciência da luta contra o mal, principalmente contra aquilo que não vemos, mas que está presente e bem perto de nós, de nossas famílias, de nossos lares.

Tenhamos ainda mais consciência de que não estamos sozinhos nessa batalha. Os anjos de Deus estão ao nosso lado, bem perto. Basta chamar e silenciar. Em oração, podemos sentir e ouvir essa presença celestial.

E quando, relutantes em silenciar, nosso coração ainda resiste às mensagens celestiais, elas conseguem nos alcançar através de anjos de carne e osso que trazem o céu no olhar, no sorriso, num abraço.

Que neste dia dos Santos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, Deus nos conceda a graça de sentir e ouvir os anjos que estão aqui para nos aproximar dEle, nos permitindo também  ser anjos na vida uns dos outros!

Antes de concluir, agradeço a Deus pelos cinco anos do nosso grupo Famílias de Jesus, comemorados hoje, 29 de setembro de 2018, no qual certamente muitas e muitas vezes pude ver e sentir o céu no olhar, no sorriso e no abraço de anjos de carne e osso que todos os dias intercedem a Deus pelas mais diversas intenções, clamando por curas e milagres, pela conversão de todas as famílias, pelo nosso país e pela nossa Igreja.

Que Deus nos abençoe e nos permita colaborar cada dia mais com o anúncio do seu Reino!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s