Site - foto Santa Missa

Tem ido à missa com as crianças?

Como você responderia acaso alguém lhe fizesse a seguinte pergunta: – A sua família tem ido à missa aos domingos?

Seria uma resposta firme e tranquila ou se tornaria um pouco constrangedor fornecer meias respostas com algumas justificativas que se resumiriam em falta de tempo, desencontro de horários, celebração não atrativa, crianças que não se comportam…

Então. Se você e sua família dariam uma resposta evasiva, estamos aqui para ajudar a esclarecer a preciosidade da participação da família, incluindo sempre as crianças, na Celebração Eucarística.

Esqueça as justificativas e veja como o momento que se dedica ao Santíssimo Sacramento do altar é valioso e imprescindível para todas as famílias católicas.

Já imaginou o mundo sem o sol?

Pois São Francisco de Sales nos ensina que a missa é o Sol da Igreja.

Veja o que mais ele nos diz em sua obra Filoteia:

“A Eucaristia é, na verdade, a alma da piedade e o centro da religião cristã, à qual se referem todos os seus mistérios e leis. É o mistério da caridade, pelo qual Jesus Cristo, dando-se a nós, nos enche de graças de um modo tão amoroso quão sublime.

(…)

Não devemos duvidar que, unindo-nos com Ele num mesmo espírito, tornemos o céu propício a nós, enquanto a Igreja triunfante e militante se ajunta com Jesus neste ato divino, para ganhar-nos nEle e por Ele o Coração de Deus, seu Pai, e merecer-nos todas as suas misericórdias.”

A oração feita em comunhão com o sacrifício divino recebe uma força sem igual. Na missa, a nossa oração se une ao céu e se fortalece pela graça de Deus.

É o céu que se une à terra para louvar e bendizer a Deus.

Como deixar de participar?

O que seria mais importante do que estar na missa, louvando e bendizendo a Jesus que se faz presença real e que se dá a nós em corpo e sangue na hóstia consagrada?

O Santíssimo Sacramento do altar é uma celebração de união entre o céu e a terra.

São João Crisóstomo afirma que os anjos a ele assistem em grande número para honrar com sua presença este mistério adorável.

Se os anjos assistem a Santa Missa, porque nós não iremos também participar com alegria e gratidão por tão grande presente de Amor que o próprio Jesus nos oferece?

Tenho certeza de que seus domingos serão abençoados. Sua semana será agraciada.

Agora, sabendo o tesouro que constitui a Eucaristia, sol para a sua vida e para a sua família, programe-se para estar sempre presente aos domingos.

Um evento tão importante deve ser planejado. Devemos chegar com antecedência e preparar as crianças para participar com amor e alegria.

Inclua sempre a Santa Missa na sua programação do fim de semana. Temos missa em vários horários e em igrejas diferentes aos domingos e aos sábados também. Se não der certo no horário de costume, sempre haverá outras opções.

Nas festas litúrgicas, procure antes explicar para as crianças como será a celebração, qual o seu significado. Se não souber explicar, pesquise, pergunte, busque compreender melhor a liturgia da Igreja.

Ainda que as crianças não se concentrem ou até lhe atrapalhem durante a celebração, não faça deste um motivo para não ir ou para deixa-las em casa. Tão importante quanto a sua participação na Sagrada Eucaristia é a participação de seus filhos.

Deus se alegra com toda a família em Sua casa!

Fonte: Filoteia – São Francisco de Sales. Vozes, 2012 (Vozes de bolso).